Ronaldo Bitencourt Dutra
por Ronaldo Bitencourt Dutra
em 17/04/2018

Master Coach, Analista de Perfil Comportamental, Coaching Assessment e Analista 360º. Trainer e sócio da D & S Ação

Blog > Estudos > Por que é importante criar o hábito de estudar diariamente?

Por que é importante criar o hábito de estudar diariamente?

Muitos concurseiros têm dúvidas nas hora de organizar seus estudos, já que muitos deles precisam dividir o tempo entre estudos e trabalho. Alguns imaginam que basta ler os conteúdos aos finais de semana ou quando têm tempo e isso já é suficiente...
Por que é importante criar o hábito de estudar diariamente?

Muitos concurseiros têm dúvidas nas hora de organizar seus estudos, já que muitos deles precisam dividir o tempo entre estudos e trabalho. Alguns imaginam que basta ler os conteúdos aos finais de semana ou quando têm tempo e isso já é suficiente. No entanto, o mais importante, quando você é um concurseiro, é criar o hábito de estudar diariamente.

Existem muitas formas de se adquirir conhecimento. Uma delas é pela experiência, isto é, pelas situações vivenciadas em sua vida pessoal e profissional. O conhecimento que se adquire com a experiência cria uma marca indelével em todos nós, ou seja, jamais é esquecido.

Outra forma de adquirir conhecimento é pelo estudo. Quando estudamos, precisamos fazer o esforço de absorver o que lemos, além de fazer relações com conteúdos previamente estudados e com o que já sabíamos sobre aquele assunto.

Quando você cria uma rotina de estudos, incorpora os assuntos estudados de tal forma, que eles passam a fazer parte de você e do seu dia a dia, isto é, tornam-se experiência e, portanto, jamais serão esquecidos.

Estudar diariamente transforma sua rotina de estudos em hábito

O escritor Esopo afirmou que “o hábito torna suportáveis até as coisas assustadoras”. Por mais que ele estivesse se referindo a outro contexto, essa frase serve para nós que, muitas vezes, precisamos estudar conteúdos de que não gostamos.

O nosso cérebro transforma constantemente situações rotineiras em hábito. Veja que todos os dias você se levanta, toma banho, escova os dentes e toma café da manhã quase que sem pensar na sequência dessas ações. Isso acontece porque elas já se tornaram um hábito.

Então, é preciso que você incorpore o hábito de estudar em sua rotina até que ele faça parte de quem você é, até que sinta falta de ler e estudar nos dias em que eventualmente não conseguir fazer isso.

Estudar diariamente evita acúmulo de conteúdo

A parte prática de se estudar diariamente é que você consegue manter em dia os conteúdos que se propôs a estudar.

Um dos momentos mais desafiadores para quem presta concurso é se deparar com uma bibliografia extensa que precisa ser lida e compreendida em um curto espaço de tempo. Portanto, para que consiga atingir suas metas pessoais, divida esse conteúdo de forma objetiva dentro do tempo que tem para estudar.

Como a ideia aqui é incentivar você a estudar diariamente, seja o mais criterioso possível com o seu tempo. Se em algum dia da semana você tiver somente 1h para estudar, use-a.

Como colocar o hábito de estudar diariamente em prática

Como dissemos, a ideia é ser objetivo na hora de estabelecer a sua rotina de estudos. Encontre tempo em cada dia da semana para que possa se dedicar a isso, sem deixar de lado os momentos de descanso e de lazer e a prática de exercícios físicos.

Faça um planejamento global, que contemple todo o tempo que tem até o dia da prova, e um planejamento semanal, no qual vai avaliar o seu desempenho da semana anterior e analisar se precisa alterar a organização dos estudos ou se deve manter o que havia planejado anteriormente.

Se você está começando a vida de concurseiro agora, pode dar início aos estudos diários de forma progressiva, isto é, pode aumentar o tempo e a frequência aos poucos. Comece, por exemplo, a estudar duas vezes por semana, depois aumente para três e, por fim, estará estudando diariamente.

E seja firme consigo mesmo, tanto com o tempo de estudos, quanto com os momentos de lazer e prática de atividade física. Eles são necessários para manter a mente descansada e o cérebro oxigenado, ou seja, vão ajudá-lo a estudar com muito mais qualidade.

Bem, concurseiro, espero que eu tenha convencido você sobre a importância de estudar diariamente.

Como diz Charles Duhigg, autor do livro O poder do hábito, “Transformar um hábito não é necessariamente fácil nem rápido. Nem sempre é simples. Mas é possível.”. Aliás, deixo esse livro como dica de leitura, caso queira entender mais sobre como transformar sua rotina por meio da mudança de seus hábitos.

Leia, também, nossas 7 dicas para criar um ambiente adequado de estudos!

Últimos Artigos: Estudos



Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Grupo D&S Ação